TPC

 8. Explicita o conceito de papel-moeda.

O termo papel-moeda traduz-se nas notas inconvertíveis de curso (forçado) imposto pelo Estado. São notas de fácil transporte e manuseamento. 

9. Define moeda escritural.
A moeda escritural é composta pelos depósitos das empresas e dos particulares. As moedas escriturais resultam das movimentações dos depósitos que os clientes confiam aos bancos.

10. Define moeda de plástico.
As moedas de plástico são os cartões de débito, cartões de crédito e os cartões pré-pagos.

11. Define moeda electrónica.
Moeda eletrónica é a movimentação de depósitos bancários através dos computadores.

12. Relaciona a evolução tecnológica com o processo de desmaterialização da moeda.
A desmaterialização da moeda é um processo que consiste na gradual perda do conteúdo material da moeda, por outras palavras, existe uma diminuição do uso de moeda física, como notas e moedas, e passa a haver uma maior intervenção eletrónica. Com a criação de novas tecnologias e, consequentemente, de plataformas digitais, o pagamento realizado por moeda física tende a diminuir e torna-se mais comum o pagamento por moeda digital, em plataformas digitais como o MB Way e o Paypal, por exemplo.

Os cartões de crédito vêm com um "plafond" já definido pela instituição financeira emissora do cliente para o cliente, que, dentro de um certo prazo, pode ser utilizado sem qualquer tipo de juros. Caso ocorra um incumprimento de prazo, o cliente fica com uma dívida a pagar.

Cartões de débito têm um certo valor na conta e o cliente não pode ultrapassar o disponível na conta. 

No caso dos cartões pré-pagos, podemos gastar apenas o que possuímos na conta. O limite dos cartões pré-pagos é o valor inicialmente definido pelo utilizador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Custo de Oportunidade

Apresentação

Necessidades e consumo