Custo de Oportunidade

 1. Explicita o conceito de custo de oportunidade. Ilustra-o referindo dois exemplos.

O custo de oportunidade é um conceito fundamental na economia que se refere ao valor da melhor alternativa sacrificada ao tomar uma decisão. Por outras palavras, é o custo associado à renúncia da próxima melhor alternativa disponível quando se escolhe realizar uma ação específica, como por exemplo, temos 500 euros e queremos comprar um tablet de 300 e um telemóvel de 400 temos de abdicar de algum dos dois o mesmo pode ser com uma viagem e um automóvel.

2. Utilizando o conceito de custo de oportunidade, confronte a hipótese de terminar o Ensino Secundário aos 17 anos com a alternativa de o terminar mais tarde.

O conceito de custo de oportunidade é fundamental para analisar decisões financeiras, educacionais e de carreira. Ele se refere ao benefício que você abre mão ao escolher uma alternativa em detrimento de outra. No contexto da decisão de terminar o Ensino Secundário aos 17 anos versus terminá-lo mais tarde, podemos aplicar o conceito de custo de oportunidade da seguinte forma: conclusão antecipada dos estudos, o que permite entrar no mercado de trabalho mais cedo.

3. Compare o custo de oportunidade associado às aulas num colégio privado relativamente a uma escola pública.

Num colégio privado o custo é elevado, já na escola pública os alunos recebem ensino de forma totalmente gratuita. 
4. Observe que a fronteira de possibilidades de produção apresenta os pontos em que é máxima a eficiência da economia na produção de espingardas e manteiga.
4.1. Explique porque não são alcançáveis pontos exteriores, como I.
Os pontos exteriores à fronteira de produção, como o ponto I, não são alcançáveis, porque eles representam uma produção que não é possível, atualmente, pois a tecnologia atual não o permite.
4.2. Explique porque são ineficientes pontos interiores, como U.
Os recursos disponibilizados pela economia não estão a ser usados da forma mais útil, pois os pontos dentro da fronteira de possibilidade de produção, como U, indicam que a economia não está os seus bens para produzir a quantidade máxima possível possível com base nos seus pertences.
4.3. Calcule o custo de oportunidade de produzir mais 3 milhares de espingardas quando passa de C para A. Justifique.
Se passarmos a produzir mais três milhares de espingardas teremos que abdicar de 2 milhões de kg de manteiga. O custo de oportunidade de passar de C para A é a manteiga de que se prescinde para produzir mais espingardas. 
5. Explique porque muitas vezes é difícil calcular o custo de oportunidade associado às decisões políticas ou à construção de infraestruturas.
Muitas vezes é difícil calcular o custo de oportunidade associados a diversas decisões, pois a avaliação que se faz no momento é subjectiva e não conseguimos prever o resultado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação

Necessidades e consumo