Necessidades e consumo

 1. Escreve uma composição centrada nas necessidades que satisfazes quotidianamente utilizando dez dos termos que se encontram a negrito acima.

No dia a dia cruzamo-nos com várias necessidades, pagas, denominadas necessidades económicas, com preço superior a zero, e com necessidades não económicas, ou seja, o custo correspondente a esse produto é igual a 0, como o ar que respiramos. 

Classificar necessidades quanto à sua importância é fundamental. Consumir alimentos é uma ação indispensável para a sobrevivência do ser humano, logo é considerável necessidade primária. Todos os dias, quando acordo, e ao longo do dia falo e convivo com a minha família e quando estou na escola convivo com os meus amigos e colegas, ou seja, relaciono-me com as várias pessoas com que me cruzo. Isto é um exemplo de necessidade secundária, pois é importante mas não é indispensável à sobrevivência. Usar roupa de luxo ou passar tempos livres a fazer atividades lúdicas são exemplos de necessidades terciárias. 

Saber pôr as necessidades por ordem, Hierarquizar, é fundamental para orientar o dia e saber quais as mais importantes. 

As características das necessidades são a relatividade, a multiplicidade e a substitutibilidade.

2. Qual das classificações acima estará mais relacionada com a Pirâmide de MaslowJustifica.

O nível de classificação que mais relacionada está com a Pirâmide de Maslow é o de importância, pois está organizado de forma a que uma pessoa saiba quais são as necessidades indispensáveis à vida e as que não são úteis para a mesma ou, até mesmo, só para ostentação do ser humano. 

3. Qual das classificações acima estará mais relacionada com a Economia? Justifica.
O tipo de classificação que mais relacionada está com a Economia será o associado ao custo. Desde perceber e distinguir quais são as  necessidades económicas, cujo preço é mais elevado que zero e as não económicas, cujo preço é 0, ou seja, é nulo. 
4. A alimentação é uma necessidade individual, sentida por todos. Justifica.
A alimentação é, obviamente, uma necessidade. Individual, porque cada ser humano tem o desejo de se alimentar, mesmo que esteja isolado num local deserto, ou seja, sem população ao redor. A alimentação é uma necessidade individual, como disse anteriormente, porém também podemos considerar como sentida por todos, pois é de conhecimento geral que todas as pessoas necessitam de se alimentar para sobreviver e não existe nenhuma forma de sobreviver sem o mínimo de comida e bebida.
5. “A Revolução Digital em curso está a criar novas necessidades, mas menos empregos”. Comenta, referindo três exemplos.
A Revolução Digital, que está a ser aperfeiçoada rapidamente, está a criar necessidades e a substituir trabalhadores empregados, pois as diversas máquinas e novas tecnologias conseguem produzir muitas mais  vezes do que os seres humanos sem ser preciso pagar remunerações aos empregados e, porventura,  terão mais lucro, ao seja vão conseguir ganhar cada vez mais capital.
Por exemplo, a inteligência artificial automatizará muitas tarefas manuais e também libertará os trabalhadores para assumirem funções mais importantes, como a gestão de projetos. Por fim, vários trabalhos relacionados com letras, jornalismo, por exemplo, também podem vir a ser substituídos pela IA, pois já é capaz de investigar, escrever redações e analisar informações com a finalidade de transmitir a informação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Custo de Oportunidade

Apresentação