1. O conceito de Produtividade apresenta duas variantes: Produtividade do Trabalho e Produtividade Total dos Factores. Distingue-as.

Produtividade do trabalho refere-se à eficácia dos indivíduos no desempenho das suas tarefas, ou da mão de obra num determinado setor. Já a produtividade total dos fatores abrange a eficácia na utilização de todos os recursos de produção, para conseguir obter resultado.


2. Como podemos melhorar a produtividade?
Entre as várias formas de melhorar a produtividade, destacamos a subida da produção, acelerando o ritmo da produtividade ou ao crescimento de fatores (o investimento no treino de funcionários, adoção de tecnologias mais recentes e eficientes e a oferta de um ambiente de trabalho saudável e o equilíbrio da carga de trabalho para evitar o esgotamento das pessoas que trabalham).

3. Que factores determinam a produtividade?
Os fatores que determinam a produtividade são os equipamentos modernizados, onde a produtividade cresce devido às economias de escala do processo tecnológico; a organização eficiente, ou seja, a análise da produtividade centra-se no fator trabalho, como a especialização e formação, e, quanto maior a empresa, mais graves é a resolução dos problemas de gestão e de coordenação.

4. Compara a produtividade em Portugal com a dos 5 países onde é mais elevada e com a dos 5 onde é menor. (Utiliza o link do ponto seguinte.)
A Irlanda é o país cujo valor da produtividade do trabalho por hora é mais elevado, com valor correspondente a, aproximadamente, 216. Pelo contrário, a Bulgária é o país com valor mais baixo de produtividade, com valor de 53,9. Ao compararmos o valor de Portugal, que é 66,7, com os valores da Alemanha, Áustria, Dinamarca, Irlanda e Luxemburgo, países cuja produtividade varia entre 216 e 119, valor da Áustria e os valores da Bulgária, Grécia, Polónia, Letónia e Croácia, cujos valores são os mais baixos da UE, e variam entre 53.9 e 68, percebemos que Portugal tem valores semelhantes aos dos países cujo valor é mais baixo e que está muito distante dos valores dos países com maior produtividade.

5. Constrói no Excel um gráfico ilustrando a Produtividade em Portugal relativamente à União Europeia a partir da Produtividade laboral por hora de trabalho (UE27=100)Comenta.
SUGESTÃO: Além de Portugal e da média da UE, selecciona ainda quatro países contrastantes.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1d0VSp8MhOLNRFZXTupVGOfqhwSszTGXf/edit?usp=sharing&ouid=102458782543097643842&rtpof=true&sd=true   CLIQUE





6. Constrói e comenta um gráfico representando o valor da Produtividade do Trabalho por pessoa empregue (Índice 2015=100) (EuroStat help) na economia portuguesa comparativamente aos mesmos países da União Europeia.
Apesar dos valores da produtividade por pessoa empregada serem diferentes dos da produtividade por hora de trabalho, as conclusões são as mesmas?

7. Explicita a relação que se deve observar entre o salário e a produtividade marginal, quando um empresário decide contratar mais um trabalhador.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Custo de Oportunidade

Apresentação

Necessidades e consumo