Taxas de desemprego, de escolaridade e de subutilização do trabalho

 1. Com base na imagem acima, calcula a Taxa de Actividade, indicando as operações.

A taxa de atividade calcula-se dividindo a população ativa pela população total e multiplicando-se  por 100. Neste caso seria 4943,7 a dividir por 7689,8 e multiplicando por 100 que dá arredondadamente 64,3%.

2. Com base na imagem acima, calcula a Taxa de Desemprego, indicando as operações.

A taxa de desemprego calcula-se dividindo os desempregados pela população ativa e multiplicando-se  por 100. Neste caso seria 343,6  a dividir por 4943,7 e multiplicando por 100 que dá arredondadamente 6,95%.

3. Interpreta a Taxa de Actividade calculada em 1..
Com base na taxa de atividade, concluímos que  por cada 100 indivíduos, aproximadamente 64 trabalham. 

4. Interpreta a Taxa de Desemprego calculada em 2..
Com base na taxa de desemprego, observamos que por cada 100 indivíduos que trabalham, aproximadamente 7 encontram-se desempregados.
 
5. Utilizando as taxas de desemprego, referentes a Setembro de 2023, nos Quadros da p. 10 do destaque acima referido, justifica:
- o género mais penalizado pelo desemprego;
O género mais penalizado pelo desemprego, segundo os quadros da p.10, foi o sexo feminino.

- o grupo etário mais penalizado pelo desemprego.
O grupo etário mais penalizado pelo desemprego, em setembro de 2023, foram os jovens, com idades entre os 16 e os 24 anos.

6. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie as diferenças na Taxa de Actividade entre os géneros (F/M) e entre Portugal e a União Europeia. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview

  LINK , Portugal tem a taxa de atividade mais elevada relativamente à União Europeia.

7. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie que a Taxa de Desemprego afecta de forma diferenciada os diversos grupos etários. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview

 LINK , A população mais jovem conta com uma taxa de desemprego mais elevada que o grupo dos indivíduos com idades localizadas entre os 55 e 64 anos.

8. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie que a Taxa de Desemprego afecta de forma diferenciada em função do nível de escolaridade concluída. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview

 LINK , Ao analisarmos o gráfico concluímos que quem tem mais qualificações, por norma, tem menor probabilidade de acabar desempregado.

Segundo o gráfico, o pessoal de serviços e os vendedores foram sempre quem mais procurou novo emprego por profissão anterior. Estes anteriores e especialistas de profissões intelectuais e científicas foram os dois grupos onde se verificou um maior aumento na procura, percentualmente.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Custo de Oportunidade

Apresentação

Necessidades e consumo