Rendimentos e condições de Vida PT-UE (2023)











1. Consultando a Infografia do EuroStat constrói no Paint uma imagem comparando Portugal com o país A.




2. Consultando o destaque do INE Rendimento e Condições de Vida, de Janeiro de 2023: *** Backup
a) indica o grupo etário em que a pobreza mais se reduziu. Justifica. (Fig. 3)

 O grupo etário em que a redução da pobreza foi mais significativa foi o idoso, ou seja, pessoas com 65 ou mais anos. (com uma queda de 3,1%)


b) indica os dois grupos que segundo a condição perante o trabalho, correm maior risco de pobreza. (Fig. 5)

Os inativos e os desempregados são os dois grupos que segundo a condição perante o trabalho correm maior risco de pobreza.


c) refere a relação entre o nível de escolaridade e o risco de pobreza (Fig. 6)

Quantos mais estudos uma pessoa tiver, menor será o risco de desemprego.


d) observando a taxa de risco de pobreza segundo a composição do agregado familiar, identifica a categoria em que o risco aumentou. Justifica. (Fig. 7). 

A composição do agregado familiar em que a taxa de risco de pobreza aumentou foi a de 2 adultos com 3 ou mais crianças, cujo aumento foi de 6,7%, pois é mais complicado comprar bens para tantos jovens.

e) comenta a importância das transferências sociais na redução do risco de pobreza. Justifica. (Fig. 10)

As transferências sociais são importantes na redução do risco de pobreza, pois contribuem para reduzir o risco de pobreza. 

3. No mesmo documento (Fig. 18) observe a tabela Indicadores de privação material e social. Comente a sua evolução e justifique a relação entre a Taxa de privação material e social e a Taxa de privação material e social severa.

Verificou-se a diminuição de ambas as taxas entre 2017 e 2022. A taxa de privação material e social passou de 16,8% para 12%. A taxa de privação material e social SEVERA diminuiu de 8% para apenas 5,3%. 

4. Utilizando a Taxa de privação material e social severa (no PORDATA) para 2015 e 2022 (Ficheiro de ajuda), constrói no Excel e comenta e um gráfico com os 5 países indicados, Portugal e 4 países contrastantes (2 mais pobres e 2 mais ricos). 

  LINK EXCEL «-- (link gráfico)

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Custo de Oportunidade

Apresentação

Necessidades e consumo